Condomínio Ville de Montagne Quadra 32 - Lote 43 Jardim Botânico / Lago Sul
(61) 3347-7420 | (61) 8210-3137

Quem Somos





Servir: Nosso Propósito

Somos uma empresa cuja missão é servir a pessoas e organizações, ajudando-as a gerar resultados sustentáveis, de impacto positivo e que lhes façam sentido. Para isso, focamos na elevação de seus níveis de consciência e na busca de seus propósitos superiores, por meio da prática de modelos de gestão mais humanos e efetivos e da formação e desenvolvimento de líderes éticos e comprometidos.





O Essencial para Nós

O LabCon – Laboratório de Conversas foi criado para ser um espaço dedicado à observação, reflexão e intervenção sobre o fenômeno das conversas na vida das pessoas e das organizações. O propósito do LabCon é contribuir para tornar essas conversas mais significativas e efetivas na construção de novas realidades e na geração dos resultados almejados por indivíduos e organizações. As conversas são um fenômeno universal por meio do qual os seres humanos e organizações atuam no mundo, estabelecendo relações, criando identidades  e também firmando e realizando compromissos. Quando se comprometem, pessoas e organizações revelam sua capacidade de coordenar ações com outros. A capacidade de se comprometer está fortemente relacionada com a forma de ser, de fazer e de conviver no mundo. Tanto indivíduos quanto organizações possuem direitos e deveres uns para com os outros, compromissos que precisam ser honrados a fim de se construir espaços de convivência saudáveis e produtivos. 

 

 



O Nosso "DESDE ONDE"

O LabCon acredita que a plena realização do potencial criativo do ser humano requer uma reflexão profunda não somente sobre o que ele faz, ou como faz, mas, fundamentalmente, sobre o "desde onde" ele faz o que faz; quer dizer, o lugar a partir do qual atua. Neste sentido, inovar, criar, gerar resultados significativos e sustentáveis, construir novas realidades passa, necessariamente, por um atuar que inclui não só competências técnicas (ie., conhecimentos, habilidades) mas também, e principalmente, por atitudes e valores coerentes com o respeito, a ética, o cuidado e a determinação por fazer acontecer o que se quer que aconteça.

Nosso negócio é construir junto com o cliente – indivíduos, equipes e organizações –, por meio de conversas significativas, (ie., conversas que importam) as transformações que ele deseja realizar para alcançar os resultados que almeja.

O LabCon opera por meio de projetos de Consultorias, Programas Formativos e Processos de Coaching, tanto nas perspectivas pessoal quanto organizacional. O LabCon também oferece serviços de Testes de Avaliação e Mapeamento de Competências de gestão.  

 

 

O Ba, representado pelo ideograma kanji acima (hoje integrado ao alfabeto japonês mas, originalmente, oriundo do alfabeto chinês) é aqui utilizado como um conceito oriundo da cultura japonesa e está relacionado à criação do conhecimento.

O Ba representa um contexto compartilhado, carregado de significado. Nesse contexto, a Organização iera ciini se estuvesse dentro de um "campo em movimento", um campo que gera conhecimento na Organização, transcendendo seus limites. Nesse campo, relações significativas entre as pessoas que fazem a organização emergem e o “mundo se transforma”; as pessoas se vêem e se respeitam umas às outras, cada uma legitimando e assumindo sua própria Identidade, ao mesmo tempo em que legitima e reconhece a Identidade do outro. Um novo espaço relacional surge e um novo modo de convivencia se instala. A organização se transforma num Ba, um espaço em que a Tarefa acordada no Compromisso assumido entre as partes (“Organização” e “Cliente”) passa a ser levada a efeito sob um esquema de coordenação de ações impecável e resultados extraordinários, conforme desejados, aparecem.

O LabCon é um Ba e atua para criar Bas onde vai.

Conversas criam "REALIDADES". Que "REALIDADES" você tem criado no mundo?

Venha Conversar Conosco



O FUNDADOR

Gentil Lucena Filho

gentil@labconbrasil.com

O LabCon é fruto do sonho e do labor de Gentil Lucena Filho

Sou paraibano, de João Pessoa, e tenho 65 anos. Tenho minhas origens no árido sertão nordestino, de onde vem meus ascendentes mais próximos, pais e avós. Sou pai de cinco filhos e avô de três netas e um neto. Adoro os sabores de minha região e honro os saberes e valores inatos que de lá herdei. Após muito viajar pelo país e exterior, terminei pousando em Brasília, onde,  apaixonadamente, vivo há 34 anos.  

Profissionalmente, sou físico de formação e educador por paixão. Na Academia, acumulei títulos de mestrado, doutorado e pós-doutorado, com ênfase na área de Inteligência Artificial. Também, desde 1997, sou Coach Ontológico Certificado, fruto de uma inestimável experiência de aprendizagem guiada por Rafael Echeverría e Julio Ollala, dois mestres memoráveis em minha carreira. Ao longo da jornada, numa busca voraz por adquirir competências, acumulei algumas especializações: formação em Dinâmica dos Grupos, em Coaching Executivo e em Coaching para a Aposentadoria. Esta tem sido a trajetória pela qual a Vida tem me conduzido e instigado a investigar sobre a pergunta que, desde sempre, tem pautado não só minha carreira profissional, mas todo o meu viver: afinal, o que significa ser humano, nas organizações? 

Trabalhei 18 anos como Analista Senior de C&T e Gestor no CNPq. Em paralelo, por 37 anos, fui Professor e pesquisador na UFPb, na UnB e na UCB. Nesta última, ajudei a criar o Mestrado em Gestão do Conhecimento e da Tecnologia da Informação. De toda essa experiência no Serviço Público e na Academia, se originou e desenvolveu meu fascínio e interesse formal em investigar o poder e o impacto das conversações na vida das pessoas e das organizações. Assim nasceu o LabCon, Laboratório de pesquisas sobre conversas nas organizações, hoje conhecido simplesmente como LabCon – Laboratório de Conversas. Ao longo dessa jornada, me descobri um aprendiz contumaz, um viciado em aprendizados. Aprendi muito, inclusive a desaprender, deixar para trás condutas (saberes, ações e comportamentos) que já não me serviam, para que novas condutas cheguem, se instalem e se desenvolvam.

Hoje me considero um homem maduro e, ao mesmo tempo, mais aprendiz do que nunca! Ao me posicionar diante das coisas que tenho aprendido, as coisas que sei (meus saberes), das coisas que sei que não sei (minha ignorância) e, principalmente, das coisas que ainda nem sei que não sei (minha cegueira), me sinto bem e feliz por ter escolhido ser Coach, como profissão, nesta última fase de minha carreira profissional. Como Coach, enquanto facilito o aprendizado de pessoas e organizações, também curo e honro as possibilidades com as quais a Vida me brinda para aprender e me observar aprendendo. Assim como o Labcon, sou um observador que se observa enquanto observa e... con-versando, atua na co-construção de novas realidades.  

 

 





COLABORADORES

Karina Guimarães Perpétuo

karina@labconbrasil.com

Marcelo Monteiro de Mello

marcelo@labconbrasil.com

Isaac Lucena

isaac@labconbrasil.com



PARCEIROS

Nacionais
A ATP Personal Training é pioneira no mercado de treinamento físico em Brasília e uma das empresas do setor que mais investe em processos de gestão. Utilizando o Modelo de Gestão Ontológica, alcançou maior eficiência e grande destaque pelos serviços que oferece.
www.atppersonal.com.br
Criada por Henrique Santana, a empresa tem como missão servir a organizações, equipes e indivíduos para contribuir com a percepção do seu padrão de funcionamento e gerar aprendizados e transformações significativas em sua capacidade de intervir na realidade.
www.integrah.com.br/
A FLUIRH atua conectando pessoas e suas carreiras a valores e atitudes com a missão de gerar uma sociedade mais justa, ambientalmente sustentável e espiritualmente plena.
www.fluirh.com


Internacionais
Dirigida pela Master Certified Coach Elena Espinal, a Team Power é uma empresa de coaching com presença internacional que entende que as organizações são um sistema de conversações definidas pelas relações mantidas dentro delas.
www.team-power.com.mx
A Corporación CEGO tem como missão desenvolver e fortalecer a liderança em pessoas e equipes, de maneira a garantir a transformação organizacional a partir do poderoso enfoque do Modelo de Gestão Ontológica, criado pela diretora e magistral coach Ivonne Hidalgo.
www.corporacioncego.com
A Enfoka Coaching&Consultores é uma rede de profissionais com amplo conhecimento e experiência a serviço do desenvolvimento integral do ser humano. Com sua atuação, foca em pessoas para que alcancem seus objetivos e inspira a construção de comunidades no âmbito das organizações e das empresas.
www.enfokaconsultores.com